terça-feira, 13 de julho de 2010

Sid Meier's Civilization IV


Olá leitores!

Mais um jogo no estilo "Estratégia", lançado a 19 anos, "Civilization" consegiu inovar no modo de se jogar computador, conquistando inúmeros fãs ao redor do globo.

Ao longo dos anos, "Civilization" ganhou algumas versões de qualidade duvidosa, sem a batuta de Sid Meier - "Call to Power" (1999), por exemplo, foi de responsabilidade da Activision. Comemorando dez anos de aniversário da série, "Civilization III" recolocou-a nos trilhos, com a essencial ajuda de seu idealizador. Agora, seis milhões de cópias vendidas depois, a quarta versão volta revigorada e com algumas mudanças ousadas, como a incorporação do visual tridimensional.

Aviso importante: antes de se arriscar em "Civilization IV", certifique-se de ter muitas horas livres, pois o jogo está mais viciante e longo do que nunca. A premissa, no entanto, continua sendo a supremacia global na pele do líder de uma determinada nação, evoluindo-a ao longo dos anos, desde a Idade da Pedra até a conquista do espaço sideral.

Ao todo, são 18 civilizações: americana, asteca, grega, japonesa, persa, árabe, chinesa, egípcia, inglesa, francesa, alemã, inca, indiana, malaia, mongol, romana, russa e espanhola. Cada uma, além de suas características singulares, tem um ou dois líderes disponíveis e, normalmente, são figuras históricas bastante conhecidas - a nação americana, por exemplo, traz George Washington e Franklin Roosevelt, enquanto a asteca possui Montezuma.

Os líderes (ou governantes), por sua vez, apresentam duas características de personalidade - podem ser filosóficos, espirituais, criativos, organizados, expansivos e/ou agressivos -, que lhes proporcionam bônus dos mais variados tipos. Enquanto um governante agressivo usufrui diversos benefícios bélicos, como comprar quartéis com 50% de desconto, um líder espiritual adquire monastérios e templos por ótimos preços.

Cada líder, além de ter um retrato próprio, é representado unicamente em seus trejeitos e até mesmo no estilo das frases de diálogo (todas escritas). Júlio César, o ditador romano, mostra os polegares para cima e para baixo, por exemplo, durante as conversas.

Logo de cara, duas mudanças são mais notáveis em "Civilization IV": em primeiro lugar, a interface, mais intuitiva e amigável, que facilita muito a vida dos principiantes no gênero, com opções para automatizar a maioria das ações, além de poucos botões ou menus espalhados pela tela. De qualquer forma, os fanáticos pela série não precisam se preocupar, pois o jogo ainda preserva o rico e vasto conteúdo histórico de costume, com muito material para se ler, bastando apenas ter vontade e disposição para isso.
Afinal, convenhamos: "Civilization" sempre foi uma série com elevado fator de diversão, mas a que preço? Não era raro certas partidas demorarem horas e horas até "engrenar", enquanto o jogador pesquisava, pesquisava e pesquisava mais um pouco. Desta vez, a interface revigorada, como a dos jogos de estratégia em tempo real, dá mais rapidez e dinamismo, e não é mais preciso se perder entre incontáveis cliques do mouse para sentir-se recompensado.


Requisitos Mínimos

Processador: Pentium IV 1.2 GHz ou Athlon equivalente
Velocidade do processador: 1.2 GHz
Memória RAM: 256 MB
Memória de vídeo: 64 MB
Direct3D: Sim
Versão do DirectX: 9.0c
Espaço: 1.7 GB livres em disco


Requisitos Recomendados

Processador: Pentium IV 1.8 GHz ou Athlon equivalente
Velocidade do processador: 1.8 GHz
Memória RAM: 512 MB
Memória de vídeo: 128 MB
Direct3D: Sim
Versão do DirectX: 9.0c

Instalação:

Monte o arquivo civilization4.daa com o daemon tools ou grave-o em um cd, instale normalmente, e depois copie o arquivo do crack civilization4.exe para a pasta raiz do game.
Por último, execute o patch, cujo arquivo é Civ4Patch1.74_Final.exe



Trailer do Jogo:




2 comentários:

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